terça-feira, 28 de setembro de 2010

EXISTEM VIDAS EM OUTRO PLANETA ?








Os Cientistas dizem que...



 Apesar de não acreditar em discos voadores, muitos cientistas estão convencidos de que existem vidas inteligentes em outros planetas. Não é à toa que a Nasa (National Aeronautics and Space Administration) investe milhões de dólares, anualmente, em pesquisas relacionadas à vida no universo. Através do Instituto Seti (Search for Extra Terrestrial Inteligence), a Agência Espacial Americana pretende responder à seguinte pergunta: "Estamos sozinhos no universo?" 
 Parece que não. Em 1961, o astrofísico Frank Drake elaborou uma equação que busca o número de civilizações inteligentes, em nossa galáxia, que seriam capazes de se comunicar conosco. E, segundo o professor do Departamento de Física e coordenador do Observatório Astronômico da UFMG, Renato Las Casas, o resultado dessa equação pode chegar a 1,5 milhão! 
 Outros cientistas pensam diferente. "É mais fácil chover para cima, do que existir vida inteligente em outros possíveis mundos", disse o professor de Paleontologia do Instituto de Geociências da UFMG, Cástor Cartelle. Para ele, repetir as passagens da história da vida na Terra, em que, no meio de 30 milhões de espécies, somente uma é inteligente, seria muito difícil. 

 A razão é que a grande parte dos cometas, meteoros e outras peças desse imenso jogo de Flipper cósmico é atraída pela gravidade de Júpiter e não chega à Terra. Apenas um dos que caíram em Júpiter na década de 90 e foram filmados por telescópios daqui ou do espaço causou uma explosão maior do que nosso planeta. Se pensar que não bastaria um planeta ter condições para desenvolver vida, mas seria preciso que tivesse também um "irmão maior" para protegê-lo da chuva de objetos que vaga pelo espaço, você percebe que a coisa é bem complexa.
                                                                                                        

Um comentário: